2ª Bia AAAe participa do maior exercício de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro
Formosa (GO) – Entre os dias 3 e 7 de agosto, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) participou, no Campo de Instrução de Formosa, interior de Goiás, da Operação Sagitta Primus III, o maior exercício de adestramento da Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, sob a coordenação da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe).
Participaram da operação todos os Grupos de Artilharia Antiaérea, o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea e sete Baterias de Artilharia Antiaérea orgânicas de Brigadas de Infantaria e Cavalaria. O exercício foi composto de cinco etapas: preparação, concentração estratégica, escola de fogo de instrução, demonstração e desmobilização. O objetivo da atividade foi adestrar as organizações militares no emprego do armamento antiaéreo e atualizar suas capacidades.
Os tiros reais foram executados com os seguintes armamentos: canhão 40mm C70 BOFORS, blindado GEPARD, míssil portátil IGLA-S e míssil telecomandando RBS 70. Foi utilizado, ainda, um sistema de controle e alerta composto pelo radar SABER M-60, capaz de localizar aviões, helicópteros e aeronaves remotamente pilotadas com um alcance de até 60km, e pelo Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, que tem a finalidade de controlar eletronicamente uma defesa antiaérea.
- Fotos: Seç Com Soc 1ª Bda AAAe.