2ª Bia AAAe recebe novo material de Artilharia Antiaérea do Programa Estratégico do Exército
Caxias do Sul (RS) – Na manhã do dia 23 de julho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou a formatura de apresentação das suas novas viaturas operacionais, o Centro de Operações Antiaéreas (COAAe) Eletrônico de Seção, recebidas do Programa Estratégico do Exército – Defesa Antiaérea (PEEDAAe), as quais complementam o sistema de controle e alerta da subunidade.
O COAAe Eletrônico é um sistema de comando e controle da Seção de Míssil de Baixa Altura, que tem por finalidade propiciar ao seu comandante, por meios eletrônicos, condições de acompanhar, continuamente, a evolução da situação aérea e de controlar e coordenar as unidades de tiro de míssil nos ambientes operacionais.
O PEEDAAe tem proporcionado à organização militar, oportunidades ímpares de aperfeiçoamento e capacitação dos militares, principalmente, no que tange o recebimento dos novos e tecnológicos materiais e sistemas. Ao fazer uso da palavra, o Comandante da Bateria, Capitão Alan Carlos Alexandre Pereira, destacou a importância da chegada desse material, que complementa o adestramento da tropa, junto ao simulador do Míssil RBS 70 e o Mockup do Radar Saber M60, ampliando a capacidade operacional da subunidade.
Em todas as atividades, os protocolos de segurança para enfrentamento da pandemia do COVID-19 foram rigorosamente observados.
Fotos: Sd D LOPES.