Dia da Artilharia na 2ª Bia AAAe
Sant’Ana do Livramento (RS) – Na tarde do dia 10 de junho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou uma solenidade militar para celebrar o transcurso do Dia da Arma de Artilharia, data do nascimento do Marechal Emílio Luís Mallet, patrono da arma, e entregar a Boina Preta ao efetivo de soldados incorporados no presente ano.
Seguindo todas as recomendações de higienização, uso de máscaras e distanciamento devido à situação de pandemia, a participação do efetivo de militares em forma e de familiares presentes foi reduzida e todos foram dispostos de forma a respeitar a distância de segurança recomendada.
Simbolizando o culto às tradições, a tropa entoou com entusiasmo a Canção da Artilharia, foi realizada a leitura do texto alusivo ao Dia da Artilharia e o Comandante da Bateria, Major Andrei Daniel Ferraz Silva, acompanhado do Subcomandante, Capitão Olair Dias Vargas Junior, depositou uma corbélia de flores junto ao busto do Marechal Mallet.
Após a leitura do Histórico da Boina Preta, foram agraciados os militares destaques do Período de Instrução Básico: o Soldado Eduardo Maciel de Castilhos, da 1ª Seção de Artilharia Antiaérea, o Soldado João Gustavo Braga de Abreu, da 2ª Seção de Artilharia Antiaérea e o Soldado Lucas Matheus da Rosa Rodrigues, destaque geral dos novos soldados.
De forma alternada entre as fileiras, mantendo-se o distanciamento entre os presentes, os padrinhos puderam realizar a colocação da boina em seus afilhados, num momento de emoção.
Ao fazer uso da palavra, o Comandante da Subunidade destacou a importância dos feitos do Marechal Mallet e da Artilharia do Exército Brasileiro, relembrou as atividades de combate ao COVID-19, agradeceu a presença dos familiares e parabenizou o efetivo variável pela conclusão do período básico.
- Fotos: Cb DOUGLAS.